Criei esse blog com a intenção de poder compartilhar meus pensamentos, ideias, sentimentos e ideais sejam eles expressos por poesias, música ou texto. Espero que possam se identificar com algo que escrevi. Obrigado por estar acessando meu blog!
sexta-feira, 4 de maio de 2012
A difícil capacidade de escutar
As palavras "ouvir" e "escutar" embora sejam sinônimas tem uma diferença significativa quando nos referimos ao propósito da audição. Seguindo a definição do dicionário Ouvir significa: Perceber, entender (os sons) pelo sentido da audição e Escutar significa: Torna-se ou estar atento a ouvir, dar ouvido a. Mas como todos sabemos essa diferença vai além dos significados de um dicionário, ela implica de forma direta nas relações humanas, modelando as formas de relacionamento e suas derivações.
Com exceção dos deficientes auditivos todos os outros podem ouvir os sons emitidos em nosso cotidiano, então por que motivo algumas dessas mesmas pessoas ainda assim não sabem escutar? A resposta está exatamente na palavra escutar. De todos quem possuem a audição perfeita ou quase perfeita poucos tem a capacidade de escutar o que alguém tem há dizer, mas o que isso significa? Simples... Escutar nesse caso tem um acréscimo ao significado do dicionário, refere-se a atenção e preocupação dada ao que uma pessoa está falando, e ainda mais, refere-se ao interesse dela em escutar.
Quantas vezes você foi interrompido (a) durante sua fala e não conseguiu conclui-la ou quando pode concluir ja não era a mesma coisa? Quantas vezes alguém chegou a perguntar se você está bem? E depois de perguntar isso quantas pessoas realmente pararam pra te escutar nem que seja só por educação? E quantas depois de te ouvir um pouco mudaram de assunto sem que você conseguisse dizer tudo que precisava ? E quantas realmente estavam interessadas em ouvir o que você tinha pra dizer sem ser porque queria saber de uma fofoca, mas sim porque sabia que você precisava ser ouvido (a) e que isso te traria algum conforto, ou seja, que beneficiaria a você e não a ela?
Bem, se você se achou em uma dessas situações então você é mais um na fila esperando que as pessoas desenvolvam sua habilidade de ouvir, ou seja, pra ser ouvido...
A verdade é que muitas vezes reclamamos da incapacidade de escutar que alguns tem, quando nós mesmos não nos disponibilizamos pra fazer isso, se queremos ser escutados devemos escutar também. Admita pra si mesmo agora que em algum momento um amigo precisava conversar e você não quis ouvir, ou até ouviu, mas não escutou. Parece confuso, porém é exatamente isso: Você ouviu, mas não escutou. Traduzindo: Você ouviu, mas não se propôs a entender o que estava ouvindo. Quer um exemplo? Eu passei e ainda passo por um série de problemas e no ápice disso eu fiquei depressiva, mudei totalmente de comportamento, minhas notas cairam no colégio, eu estava diferente e estava me afastando de todos, amigos e família, tenho muitos amigos e uma família grande, você deve achar que muitos perceberam, me ouviram e me deram força, entretanto sinto informar que menos de 10 pessoas perceberam, ainda menos me ouviram, e dessas que ouviram, só teve duas que realmente desejaram me escutar pra entender o que eu estava passando e me ajudar da forma que podesse e dessas só uma permaneceu do meu lado, sem ela eu estaria sozinha pois nenhuma das outras pessoas se preocupou em me entender e entender o que eu estava passando. A maioria prefere olhar, julgar o seu comportamento e assim achar que sabe o que você tem, ou nem se importa, elas simplismente não escutam. Eu compreendo na medida do possível o comportamento dessas pessoas, é mais fácil não se importar, contudo essa atitude quase que sistemática delas não ajuda em nada.
A capacidade de ouvir e entender é uma habilidade que poucos desenvolvem e utilizam, mas as consequências do não desenvolvimento e do não uso dessa capacidade, não são desprezíveis de forma nenhuma, pelo contrário, são tão significativas que regem as relações humanas e o processo de desenvolvimento delas. Por isso saiba quando falar e principalmente quando e como ouvir...
Assinar:
Postagens (Atom)